XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada

Belém do Pará

Belém está localizada ao longo do estuário do Rio Amazonas, próximo ao mais famoso arquipélago da região Amazônica, o Marajó.

Fundada em 12 de janeiro de 1616, Belém do Pará completou 399 anos, sendo uma das maiores e mais antigas cidades do Norte do País. Com uma área de aproximadamente 1.064,918km², possui aproximadamente 2.200.000 habitantes (IBGE, 2010).

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na Região Norte do Brasil, tendo uma posição geográfica privilegiada às margens do Rio Guamá, próximo à foz do Rio Amazonas. Abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (alça viária), Belém pode ser facilmente alcançada pelas vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a Região Norte.

Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Também conhecida como Capital da Amazônia, Belém proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, o que pode ser observado nos seus diversos pontos turísticos. A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil, gerando uma excelente oportunidade para investimentos turísticos e está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil.

Galeria